quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Articulista escreve sobre encontro do PSDB!

- ARTIGO -

Daremos início a este texto com a brilhante citação de Cora Coralina: "Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século."

Não é atual o fato de a sociedade atribuir o “futuro do país” à juventude. A participação dos jovens na política, principalmente nos movimentos universitários, sempre se deu de forma inflamada, promovendo mudanças no pensamento conservador, reformas na educação e enfrentamento contra o Estado.

O início das manifestações da juventude remonta ao golpe militar de 1964, quando os estudantes tornaram-se uma das maiores forças de mobilização popular. Os jovens saíram às ruas, enfrentaram o governo, e lutaram juntos pela liberdade e pela democracia.

Outro marco dos movimentos estudantis foi o Movimento das Diretas Já! Desenvolvia-se, naquele cenário, uma força de protagonismo juvenil junto às lutas sociais, em defesa de suas ideologias, suas bandeiras. Em 1992, das manifestações a favor do impeachment do então presidente, Fernando Collor de Mello, surgiu o “Movimento dos caras-pintadas”, quando os jovens tomaram as ruas das capitais vestindo roupas negras e com o rosto pintado, em sinal de luto contra a corrupção.

Infelizmente, desde então, temos vivenciado um quadro um tanto diferente. Ocorre que a juventude tem deixado de ser protagonista de uma história, para tornar-se mera espectadora. O Brasil acompanha um processo de grande desmotivação do jovem pela política. Salvo raras exceções, a falta de interesse é irrefutável, e a generalização da política como sendo corrupta, antiética e ineficaz, acaba por amplificar a aversão da juventude pela política. Uma cultura alienante, agregada à falta de personalidade da juventude tornou-a frágil, alvo fácil para a imposição de ideologias deturpadas, limitadas.

Diante deste contexto surgiu, em 20 de Julho de 2010, a “ala jovem” do Partido da Social Democracia de Poços de Caldas – JPSDB. Jovens mobilizados, convictos de que a força da juventude pode e deve mudar os rumos do país, reuniram-se para formar sua comissão provisória.

O primeiro trabalho realizado pela JPSDB de Poços de Caldas foi a Campanha Eleitoral para a Juventude, nas Eleições de 2010. Os jovens tucanos realizaram campanha eleitoral focada na juventude, frequentando pistas de skate, rampa de paraglider, campeonato de motocross, bares, lanchonetes, escolas, universidades, lan houses, e demais locais onde os jovens pudessem estar. O resultado não poderia ter sido melhor; houve uma virada significativa nas pesquisas eleitorais, favorecendo o candidato Antonio Anastasia, eleito Governador de Minas.

Flagrante do empenho da Juventude do PSDB durante campanha eleitoral de 2010.
Durante o período eleitoral, além da logomarca e camiseta, a juventude lançou sua maior marca: os chapéus. Citados nos jornais locais como “cowboys”, os jovens inspiraram seus trabalhos na ideologia da “Turma do Chapéu”, grupo tucano de Belo Horizonte, cujo lema é “Passamos o chapéu recolhendo ideias. Tiramos o chapéu para quem admiramos. Damos o chapéu em quem vai contra nossos princípios. Queremos renovar!"

Campanha "Hemobloco - Unidos pela Vida" - Juventude do PSDB se reúne para estimular a doação de sangue no período pré-carnaval
Terminadas as eleições, a JPSDB de Poços de Caldas, em parceria com a Fundação Hemominas organizou o “Hemobloco – Unidos pela Vida”, uma Campanha de conscientização e estímulo à doação de sangue, a fim de manter os estoques do banco de sangue durante o período do feriado de carnaval. Tamanho foi o sucesso da campanha, que será repetida no Carnaval de 2012.

Outro foco da JPSDB de Poços de Caldas é o Combate ao Uso de Drogas. A partir desta iniciativa foi criada a Associação Idealysa Jovem, que visa impedir o avanço do uso e tráfico de drogas na região, por meio de ações de estímulo ao protagonismo juvenil e à profissionalização. O primeiro evento está programado para o mês de Novembro, e contará com o apoio da Associação Comercial. Intitulado “Minicurso de Empreendedorismo Jovem”, o evento apresentará a importância do empreendedorismo, a situação do mercado de trabalho em Poços de Caldas, e o comportamento adequado do jovem durante uma entrevista de emprego, além da formatação de currículos.

Além do trabalho com a juventude, outra vertente da Associação Idealysa Jovem é o estímulo às atividades infantis no contraturno escolar. Serão desenvolvidas atividades de dança e esporte, além do resgate das “brincadeiras de rua”.

Preocupada ainda com a corrupção vivenciada no Brasil, a JPSDB de Poços de Caldas apoiará, em 12 de Outubro, o “Manifesto contra a Corrupção”. Ocorrerá, a partir das 14 horas, mobilização e marcha no centro da cidade, com concentração na Praça Pedro Sanches. Toda a população está convidada a participar desta manifestação nacional, pacífica e apartidária (não serão tratados assuntos políticos, e não haverá ataque a um ou outro grupo político).

Encontro Regional da JPSDB de Poços de Caldas e Região. Ao centro, Caio Nárcio, presidente estadual da JPSDB.
No último sábado, a juventude do PSDB esteve reunida no auditório do edifício Manhattan, onde recebeu uma comitiva do diretório estadual da JPSDB, no lançamento regional do projeto “Minas, Eu Vou!”. O presidente da JPSDB de Minas, Caio Nárcio, explicou que o projeto tem por objetivo interiorizar e descentralizar as ações da juventude tucana no estado, por meio da criação de 12 regionais, núcleos pólo que serão responsáveis por difundir os projetos para as demais cidades. Nárcio enalteceu o trabalho que a JPSDB de Poços de Caldas vem realizando, e afirmou que se todas as juventudes tucanas estivessem organizadas como em Poços, o partido estaria mais fortalecido.
O evento contou com a participação de lideranças jovens de várias cidades da região.


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar y Ripoll)


Erika Ferreira – Secretária de Formação Política
 JPSDB de Poços de Caldas
http://www.juventudepsdbpc.wordpress.com/
                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário