sábado, 23 de julho de 2011

ACUPUNTURA CURATIVA!

- ARTIGO -
A acupuntura é um tratamento milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O termo acupuntura vem do latim acus – agulha e punctura – punturar, perfurar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura é tida, hoje em dia, como um tratamento complementar e curativo.
O tratamento consiste em aplicações de agulhas em pontos estratégicos e interligados aos meridianos energéticos que são distribuídos por todo o corpo. Essas energias, muitas vezes citadas em assuntos específicos sobre acupuntura, são adquiridas através da alimentação e respiração que, juntas, formam uma grande energia que comanda o funcionamento energético entre o sistema Zang Fu (órgãos e vísceras). Ao contrário do que muitos leigos imaginam, na acupuntura não existe intervenção mínima da ação psicológica. O foco é sempre o equilíbrio do paciente. Isso é permitido porque durante o tratamento são colocadas agulhas para gerar ou dominar alguns elementos que trabalham entre si este equilíbrio (Yin-Yang) além, é claro, da técnica para queixa principal do indivíduo, resultando na saúde do mesmo ou o bem estar por completo, permitido pelo equilíbrio entre mente e o corpo.
Para que possamos chegar ao ponto exato de tal equilíbrio, é necessário avaliar o paciente com assiduidade, questioná-lo sobre hábitos, rotinas, preferências, aversões, funcionamento fisiológico, observação da língua e pulsologia.
A acupuntura defende seu status sobre curativa devido o seu mecanismo de ação. Uma vez colocada uma agulha sobre o exato ponto referente à técnica escolhida pelo profissional, essa estará estimulando terminações nervosas que farão sua ação respectivamente acionando o Sistema Nervoso Central (região cerebral) que por sua vez reponde na forma de ativação de neurotransmissores pelo organismo através ação do hipotálamo e hipófise que são regiões do encéfalo.  Como a hipófise é uma glândula, chamada até de “Glândula Mãe” é responsável também por outras diversas glândulas do corpo. Se a ação da acupuntura atinge a glândula mãe, automaticamente também estará indiretamente atingindo as restantes. Assim, fica fácil entender o porquê do efeito positivo da acupuntura no tratamento de hipertensão arterial e disfunções como libido, renal, tireóide, ovários, testículos, Tensão Pré-Menstrual entre outras. Além da ação glandular, a potência da acupuntura atinge a liberação de vários neurotransmissores harmonizando-os em relação à necessidade de cada organismo e de acordo com a técnica utilizada na acupuntura. Por exemplo, as endorfinas, são responsáveis pelo estado do bom humor, aumentam a disposição física, mental, melhora a concentração, a memória e aliviam as dores. As serotoninas são reguladoras do ciclo circadiano (designa o ciclo biológico em 24 horas), do sono, do apetite, da sensação de bem estar e altamente eficaz para combater a ansiedade e depressão. Além disso, é estimulada também a liberação de colecistoquinina, responsável pelas contrações da vesícula biliar, relaxamento do esfíncter de Oddi e auxiliar no estimulo da produção de Bile. Tendo assim, a acupuntura, um efeito muito importante para o tratamento de patologias gástricas, inclusive refluxo.
Tendo em vista essa prévia sobre a acupuntura curativa, fica clara a ação positiva dos efeitos causados durante as sessões de acupuntura, envolvendo não só a melhora dos sintomas acometidos por diversas patologias, mas acima de tudo o resgate na qualidade de vida da população assistida.
JÚLIA JUNQUEIRA é enfermeira, graduada pela Unifeob, São João da Boa Vista, SP, e pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura/IBRAM, Alfenas, MG, com especialização em Acupuntura Sistêmica, Auriculoterapia chinesa e francesa, e Terapêutica Floral. Em Poços de Caldas, atende na Rua Maranhão, Edifício Acrópolis, Sala 22, telefone 3721.1180. Em Congonhal, na Rua Silviano Brandão, telefone 3424.1253. E em São João da Boa Vista, SP, Clínica Lúmen, telefone (19) 3633.7054,  (35) 9177.0091.


Um comentário:

  1. julia é uma excelente profissional !! fiz acupuntura com ela e me fez muito bem eu recomendo !

    ResponderExcluir