quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fisioterapia preventiva na terceira idade!

- ARTIGO -

O processo de envelhecimento acarreta, na maioria dos idosos, uma diminuição da capacidade funcional devido às alterações anatômicas, fisiológicas e psíquicas. Este declínio pode ser evitado através da fisioterapia preventiva.
A fisioterapia preventiva tem o objetivo de evitar que qualquer patologia ou alteração funcional ameace a independência contínua do idoso. Hábitos de vida saudáveis são fundamentais, embora seja inevitável o processo natural degenerativo do envelhecimento.
O efeito benéfico de exercícios na terceira idade é comprovado cientificamente. Nos casos em que o indivíduo possui patologias já estabelecidas como hipertensão, diabetes, osteoporose, dentre outras, a fisioterapia não só previne doenças associadas, como também auxilia no tratamento melhorando a capacidade funcional. As atividades preventivas levam ao bem-estar físico e mental e à autoconfiança. Alguns exercícios de propriocepção (conscientização corporal), de equilíbrio, respiração, e alongamentos, induzem à maior disposição, mobilidade articular, e prontidão para a atividade e, conseqüentemente, leva o idoso a uma reintegração na comunidade.
Familiares e amigos de idosos devem sempre deixá-los praticar as atividades de vida diária o mais independentemente possível, além de incentivar a realização de exercícios, junto ao fisioterapeuta ou orientado pelo mesmo.


Só assim é possível ter qualidade e gozar de uma vida longa e feliz.





Natália Prado Matos - Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Sócia proprietária da empresa Núcleo Saúde & Movimento situada a Rua Santos Dumont, 232, São Benedito, Poços de Caldas-MG. Telefone: (35) 3712-1656.

Nenhum comentário:

Postar um comentário